Designers Ivar Siewers

Ivar Siewers

Arquiteto
São Paulo (1956)

Arquiteto-designer paulistano, Ivar Siewers é radicado em Belo Horizonte desde 1981. Finalista por três vezes do Prêmio do Museu da Casa Brasileira, ele é vencedor do prêmio em 2001.
A atividade preferida de Ivar Siewers é o desenho de mobiliário. Alem de conceber suas peças, Ivar participa da execução de seus protótipos. Ele tem ume perfeito conhecimento das etapas e dos processos de fabricação das peças.

Seus projetos são caracterizados pela simplicidade e minimalismo no uso dos materiais. O designer busca potencializar a resistência dos matérias pelos conceitos geométricos.
Exemplo disso são a mesa Stella ou a cadeira Minas, que recebeu menção honrosa no XIX Prêmio Museu da Casa Brasileira (2005). No projeto da mesa Stella, o objetivo do designer foi alcançar curvas com ângulos mais agudos sem deforma a superfície da estrutura tubular da mesa.

Ivar Siwers é sócio proprietário da Fabrica, onde executa os móveis de sua autoria e de outros reconhecidos designers. Ele também atua como professor convidado e membro da banca examinadora da FUMEC. (Escola de Design da Fundação Mineira de Ensino e Cultura)