Atemporalidade premiada PAULO MENDES DA ROCHA

Atemporalidade premiada

atemporalidade premiada

Paulo Mendes da Rocha venceu o Leão de Ouro da Bienal de Veneza. O arquiteto brasileiro, autor da famosa poltrona Paulistano, recebe oficialmente o prêmio o próximo dia 28/05 na ocasião da cerimonia de abertura do evento.

Depois do Prêmio Mies van der Rohe (1999) e o Pritzker, recebido dez anos atras (2006), agora a consagração vem de Veneza. Foi na ocasião da 15° Bienale Internacional de Arquitetura.
Primeiro brasileiro a receber esse prêmio, Paulo Mendes da Rocha foi designado como vencedor do Leão de Ouro pelo conjunto da sua obra.

Com 87 anos, Paulo Mendes da Rocha é uma figura marcante do modernismo brasileiro e em particular do ramo paulista do movimento. Os responsáveis da Biennale di Venezia dessa edição 2016, presidida pelo arquiteto chileno Alejandro Aravela, estão homenageando a qualidade do trabalho do arquiteto. Envolvimento do humanista e atemporalidade da obra de Paulo Mendes da Rocha são também honrados pelo prêmio.
O Conselho organizador da Bienal apontou: “várias décadas após serem construídos, cada um de seus projetos resiste ao passar do tempo, que seja estatisticamente como fisicamente”. O conselho aponta enfim o papel e a influencia que ele teve em várias gerações de arquitetos brasileiros e da América do Sul.

Paulistano e o Clube Paulistano

Entre seus projetos mais famosos, está a reforma da Pinacoteca pela qual ele recebeu o prêmio Mies van der Rohe em 1999.
Outro projeto notável é o ginásio do Clube Atlético Paulistano (1957) realizado em conjunto com João De Gennaro. Foi nessa ocasião, para mobíliar o Clube, que Paulo Mendes da Rocha imagina a poltrona Paulistano. Hoje, o móvel que leva o nome do Clube se tornou uma das mais emblemáticas peças do Design brasileiro.

A partir de 2004, a editora Objekto assume os direitos exclusivos de edição, produção e revenda internacional da Paulistano. A peça ganha espaço nas melhores feiras de exposição de design internacional, como a Maison & Objet ou o Salone del Mobile de Milão. Presente nas melhores lojas de design no mundo inteiro, a Paulistano tem cada vez mais destaque na imprensa internacional. Também, graças à Objekto, a Paulistano integrou a coleção permanente do MoMa.

Parceira da Objekto no Brasil, a Futon Company produz com exclusividade e revende a Paulistano no território inteiro. A Futon Company traz no Brasil umas edições limitadas ou exclusivas como a Paulistano Missoni, a Paulistano Malha de aço ou ainda a Paulistano Office Giratória.

Compartilhe