Designers-Mauricio-Klabin

Mauricio Klabin

Designer, fotógrafo, engenheiro mecânico
Rio de Janeiro (1952-2000)

Uma das principais preocupações de Maurício Klabin era suscitar uma sensação conjugada de bem-estar e de proteção. A mesma emoção que sentimos no abraço. O seu trabalho distingue-se pela ausência de ângulos salientes, exigências complexas ou instruções de utilização complicadas.

Os seus projetos são ao mesmo tempo simples e diretos. Além disso, ele optou por criar objetos que contêm e envolvem. A luminária Eclipse é um bom exemplo da sua concepção do design.

Maurício Klabin lutou para impôr a ideia que o design tem que ser acessível à todos. A respeito da luminária Eclipse, ele dizia: “Acho que o trabalho de um designer tem que ser em primeiro lugar bom, bonito e barato. Com a luminária Eclipse, eu superei o trauma do design caro. A luminária ficou pronta muito antes de ser produzida. Eu tinha a ideia, mas decidi lançá-la só quando o preço for certo. Os objetos de design têm que ser acessíveis. Eu acho inválido criar um projeto para apenas uma meia dúzia de pessoas. É preciso que existam objetos populares.”

O conjunto das obras de Maurício Klabin foi o tema de uma exposição organizada pelo Latin Collector Art Center em Nova Iorque em 2002.
Bibliografia: • “Mauricio Klabin love – design – life – design” – 2002 – Latin Collector Art Center – Estados Unidos
A luminaria Eclipse é editada, produzida e distribuída pela Objekto.

Mauricio Klabin modificado última vez em: setembro 15th, 2016 por Futon Company