Qual é a diferença entre tecido impermeável, tecido com tratamento antimancha, hidrorepelente, oleorepelente… ?

Futon Company

Esses termos são comumente confundidos, porem tem significado muito distinto.

O termo impermeável significa: que não deixa penetrar água ou liquido (dic.) na pratica são tecidos plásticos ou emborrachados que impedem até o ar de passar enquanto tratamento antimancha, hidrorepelente ou oleorepelente mantem a respiração dos tecidos em quais estão aplicados com propriedades para não absorver os liquidos ou sólidos.

A grande maioria dos anti-manchas são feitos a base de fluocarbono. As marcas mais conhecidas de hidrorepelente são Teflon e Scotchgard,

Todos os anti-manchas são equivalentes ?

O processo do tratamento antimancha (ou hidrorepelente ou oleorepelente) é extremamente técnico e existem diversos níveis de qualidades conforme sua aplicação:

Processo industrial no rolo de tecido: aplica-se o fluocarbono por imersão num banho com a devida concentração de fluocarbono seguido de uma secagem-cristalização a 160°C que permite fixação do fluocarbono em profundidade nas fibras do tecido e garante a durabilidade e maximiza o efeito de repelência. E o único tratamento anti-mancha tecnicamente aceitável.

-> É o tratamento praticado na Futon Company.

Processo manual numa metragem de tecido: aplica-se em tecido por aspersão seguido ou não de uma secagem em maquina rama de secagem termofixação. Raramente haverá cristalização por necessitar equipamentos especiais.

-> Não aconselhamos esse tipo de tratamento

Processo no produto acabado: se trata apenas de uma aspersão no tecido no produto acabado. Como é impossível fazer a secagem / cristaização a alta temperatura, esses tratamentos são sempre com durabilidade reduzida e o efieito de repelencia some em poucos meses devido a fricção no produto.

-> Esse tratamento é o unico possivel em peças acabadas se não quiser trocar o tecidos do produto. Não é necessario em produtos da Futon Company que vende os seus produtos de fibra natural com tecidos ja tratados pelo processo industrial.

Compartilhe