Legado de Paulo Mendes da Rocha
Mídia
Revista ELLE Digital – Junho 2021
Matéria
Resistente na essência
Créditos
Texto Matéria: Eliana Sanches | Foto: Objekto, Futon Company, Gal Oppido, Darci Bastos e Ruy Teixeira
Publicação
O legado de Paulo Mendes da Rocha, a poltrona Paulistano, foi concebida em 1957 para mobiliar o clube Atlético Paulistano. Feita com formas simples, intrigantes e sucintas, tem fortes influências modernistas. A estrutura é feita com uma única barra moldada a frio nessa forma inteligente, que pode indicar uma certa vulnerabilidade a primeira vista, porém é extremamente forte e resistente. E é justamente nesta vulnerabilidade que percebemos o seu charme.
Paulo queria uma cadeira flexível em todas as direções e seu design possibilita essa fluidez. Composta apenas pela estrutura e a capa, este legado de Paulo Mendes se molda no corpo de quem utiliza. Além de aguentar o peso e se moldar a quem senta, a poltrona também tem um leve balançar, devido à sua forma e seu vazio em baixo.
Ganhadora de prêmios como o Design MCB e digna de pertencer a coleção do MoMa, Museu de Arte Moderna de Nova York. Além disso, a Paulistano também recebe diversas participações em coleções em série limitada. A poltrona já teve versões com capa dupla face, em malha de aço e até uma que expressava a alma nordestina. A Paulistano também recebeu uma versão de escritório, conhecida como “Paulistano Giratória” e tem altura regulável, rodízios e capas em couro vaqueta.
Sem dúvidas, este legado de Paulo Mendes da Rocha é um ícone do design brasileiro, mas também um ícone internacional. Você pode ver e comprar a Paulistano e suas versões disponíveis na Futon Company e nas lojas físicas. Você também pode comprar online na marketplace Deezign.