Novas geometria urbanas paulistano Acierno 600px

Novas geometrias urbanas

Novas geometrias urbanas

É tema da mostra que ocorre na ACIERNO de 10 a 20 de agosto de 2016, e um dos principais eventos da DW! Design Weekend. Poltronas Tripolina e Paulistano entraram nos ambientes de Erica Giacomelli e Nildo José, dois dos oitos jovens arquitetos convidados pela Acierno, para levar os visitantes à reflexão sobre o morar contemporâneo em uma cidade múltipla e diversa, interpretada em suas características mais intensas.

Com curadoria de Allex Colontonio, que assina também a entrada da mostra, o tema questiona o mercado da arquitetura de acordo com as mudanças urbanas que São Paulo vem passando. Os espaços misturam estilos, materiais e formas geométricas, ilustrando a loucura de uma grande metrópole e a vida de seus moradores. A exposição aborda diversas problemáticas atuais tais como: apartamentos menores pensados como espaço de refúgio, sustentabilidade, mobilidade, multifuncionalidade, globalização e geometria.

Tripolina no Spa da blogueira por Érica Giacomelli

A arquiteta e designer de interiores Érica Giacomelli assina o ambiente “SPA da Blogueira”. O espaço foi projetado para uma mulher contemporânea, que criou um blog de moda, cultura global e viagens pelo mundo. Para relaxar da correria do dia a dia, a arquiteta imaginou um SPA para banho relaxante. O espaço é clean e sofisticado, com “inspiração em antigos transatlânticos frequentados por mulheres que iam à Europa em busca de vestes da moda”, diz a arquiteta. Duas poltronas Tripolina da Futon Company na cor cru ambientam o espaço, levando conforto e simplicidade ao conjunto do ambiente.

Paulistano no Living suspenso por Nildo José

O espaço assinado pelo arquiteto Nildo José é o “Living suspenso”, moradia imaginária do jornalista André Rodrigues. O apartamento idealizado desse aficionado de moda possui uma forte ligação à arte e moda. Todos os móveis foram suspensos, valorizados como obras de arte, aproximando-os à altura dos olhos. O par de tênis é homenagem ao estilista Jeremy Scott que criou uma linha de tênis com asas. Como plano de fundo do ambiente, os vidros coloridos reaproveitados da exposição Cavaletes de Lina Bo Bardi no MASP foram utilizados. Também suspensa, a cadeira Paulistano de Paulo Mendes da Rocha é outro marco forte do design brasileiro. A poltrona Paulistano, projetada em 1957 e a venda na Futon Company, ganha ainda mais leveza nessa cenografia criativa.

Acierno
Mostra Novas Geometrias Urbanas
rua Francisco Leitão, 116 – São Paulo
do 10/08 até 20/08/2016

Compartilhe