paulo mendes da rocha premiado pelo riba

Paulo Mendes da Rocha premiado pelo RIBA

Lenda viva da arquitetura internacional, Paulo Mendes da Rocha acaba de vencer mais um prêmio: a medalha de ouro 2017 de uma das mais respeitadas instituições do mundo: o Royal Institute of British Architects (RIBA).

Paulo Mendes da Rocha premiado pelo RIBA pelo conjunto de sua obra, já foi prestigiado esse ano pela Bienal de Veneza com o Leão de Ouro e pelo Prêmio Imperial do Japão.

o premio do Royal Institute of British Architects

A Royal Gold Medal recompensa arquitetos que tiveram influência no avanço da arquitetura internacional. Pela segunda, o prêmio royale vai para um arquiteto brasileiro, depois de Oscar Niemeyer em 1998.
Com 87 anos, Paulo Mendes da Rocha marcou presença no modernismo brasileiro com suas peças de essência brutalista. Ele recebe o prêmio pelo reconhecimento de sua carreira e sua influência na Arquitetura internacional.
Sua contribuição no design internacional vem da sua criação mais icônica: a famosa poltrona Paulistano, editada pela francesa Objekto. No Brasil, a comercialização é feita pela Futon Company.

Ganhador de prêmios como o Mies van der Rohe (2000) e o Pritzker (2006), assinou grandes projetos como o Athletic Club de São Paulo (1957), seguido pelo São Pedro Chapel (1987). O Museu Brasileiro de Escultura MuBE (1988), o Patriarca Plaza (1992- 2002), a Pinacoteca do Estado galeria (1993) e do Centro Cultural FIESP (1997) levam sua assinatura. Também foi responsável pela criação do estádio de futebol Serra Dourada, em Goiás (1973), Senhora da Capela Conceição, em Recife (2006) e Cais das Artes centro de artes em Vitória (2008). Seus projetos internacionais contam participação com o pavilhão do Brasil na Expo ’70 (Osaka, Japão) e Museu Nacional dos Coches de Portugal (Lisboa, 2015).

Jane Duncan presidente da RIBA fala sobre o prêmio dado ao arquiteto: “A obra de Paulo Mendes da Rocha é altamente incomum em comparação com a maioria dos arquitetos mais famosos do mundo. A reputação internacional dele é incrível, enquanto maioria das suas obras-primas foram construídas exclusivamente em seu país de origem.”
O presidente fala da visão revolucionária e transformadora do arquiteto, figura marcante do Brutalismo da arquitetura brasileira dos anos 50.
Jane Duncan conclui: “Paulo Mendes da Rocha é arquiteto de classe mundial e uma verdadeira lenda viva. Estou muito contente que ele será presenteado com a Medalha de Ouro Real, um dos prêmios mais importantes do mundo para a arquitetura.”
A entrega da medalha ocorrerá em cerimônia oficial no início de 2017.

Link para o site do RIBA

Compartilhe