petit futon no hoje em casa globo quarto montessoriano

Petit Futon no Hoje em Casa

Foi ao ar neste sábado 24/09, nossa linha Petit Futon no Hoje em Casa da Globo. Para falar dos “Quartos infantis inspirados no método Montessori”, a repórter Cristina Maia convidou a arquiteta Juliana Moysés do escritório Drops Arquitetura.

Petit Futon no Hoje em Casa da Globo

A jornalista Cristina Maia veio nos visitar e escolheu o espaço Petit Futon em nosso showroom de Pinheiros, para gravar a introdução da reportagem. Sentada no futons infantis, a repórter conta mais sobre a origem do método Montessori.

O conceito desenvolvido em 1907 pela educadora italiana Maria Montessori nunca foi tão atual. Procurada pelos pais alternativos, a educação montessoriana busca incentivar a autonomia das crianças e estimular a criatividade. O método preconiza o desenvolvimento das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança pequena.
A aplicação concreta do método Montessori começa logo no quarto da criança.

Juliana Moysés apresenta dois quartos montessoriano.

O primeiro quarto montessoriano foi dividido em partes. A arquiteta Juliana Moysés pensou numa área para estudos, leitura e desenho. Na segunda área, livre para brincadeiras, foi escolhida a cabaninha Tipi da Futon Company.

A tenda super divertida, com detalhes em Liberty ®, tem vantagem dupla. Ela pode ser usada tanto na hora da brincadeira do faz-de-conta, como cabeceira de cama, colocando um tatame com futon Montessori em baixo do Tipi.
No centro do quarto, o tapete Colors redondo convida a criança às brincadeiras no chão.

A terceira parte do quarto montesso-riano é a área de dormir, onde a cama é baixa. Seguindo a metodologia, a criança deve ter a capacidade de entrar e sair da cama sem ajuda de um adulto. Ao lado da cama, uma lousinha para desenhar e interagir.

A divisão interna dos armários também segue o preceito de tudo ao alcance da criança. Foi colocado uma arara mais baixa para a criança ter autonomia para se vestir e para organizar o próprio quarto.

Método montessori aplicado a quarto de bebe

O segundo quarto, menor em relação ao primeiro, foi adaptado ao método montessoriano.
Como explica a arquiteta, a cama montessoriana foi posta diretamente no chão. Ao lado da cama, foram colocado pufes Diams revestidos de Lonita para a criança poder brincar ou ler. Também se criou um cantinho com um gancho para a menina pendurar suas fantasias favoritas.

Nos dois quartos, os brinquedos foram organizados em prateleiras baixas, para que a criança pudesse explorar cada objeto e organizar tudo depois.
O Cesto Basket da Futon Company foi escolhido para guardar os objetos, ajudando na organização do ambiente.

A decoradora abusou das almofadas da linha Petit Futon no Hoje em Casa, que sejam estrelas Star, Nuvem, ou Classic de Ecolonas e Bubble. Super fofas em diversas formas divertidas, elas trouxeram um ar aconchegante, juntos aos pufes Diams também da Futon Company

Toda as imagens: ©Hoje em Casa – Jornal Hoje – Globo.com

Assiste a reportagem inteira e veja a Petit Futon no Hoje em Casa:

Compartilhe