Quarto Montessoriano Futon Company_02-600px

Quarto Montessoriano: o conceito de “ambiente preparado”.

quarto montessoriano para kids

Se ouve muito falar de ambiente Montessori, método Montessori, educação montessoriana, mas quais são exatamente as dicas para montar, de forma fácil, um quarto montessiorano para criança? É o tema do post de hoje.

O Método Montessori foi desenvolvido em 1907, pela médica e educadora italiana Maria Montessori. Ela tinha a convicção de que as crianças nascem com um potencial humano extraordinário, mas que ele só pode ser desenvolvido quando são estimuladas corretamente pelos adultos. Crianças entre 0 a 6 anos absorvem naturalmente tudo que a envolve, por isso é importante criar um ambiente rico e estimulante para que ela possa desenvolver suas habilidades físicas, sociais e psicológicas, se descobrindo, tendo experiências próprias e explorando sua autonomia, criatividade e liberdade, de forma saudável.

primeira experiência, primeiro ambiente preparado

O primeiro “ambiente preparado” da criança é sem dúvida o quarto dela. Para criar um quarto Montessoriano, é importante focar na organização, praticidade e segurança. Tudo deve ser pensando a partir do ponto de vista da criança, onde ela tenha total liberdade para mover-se e explorar o espaço em total segurança, tudo deve ser preparado de acordo com suas necessidades, onde suas coisas estejam ao alcance das mãos e dos olhos.

Como montar um quarto montessori?

De forma concreta, veja aqui algumas regras a respeitar, simples e básicas:

  • O berço ou a cama tradicional dão lugar a um colchão no chão, futon, tatame ou uma cama baixinha, onde a criança se sente mais livre para aproveitar o seu espaço. Uma ótima opção são os futons infantis Confort soft 10 e Confort 10, de preferência no tatame, ou a Poltrona Luma que se transforma num confortável colchão de solteiro.
  • Brinquedos educativos e objeto “faz de conta” que estimulam a criatividade devem compor o quarto. A cabaninha Tipi tem vantagem em duplo: além de ser um brinquedo para meninos e meninas, a tenda pode ser usada como uma cabeceira de cama muito divertida. Basta colocar tatame com futon em baixo do Tipi e se cria uma cama diferente para um quarto descolado.
  • Use tapete, que além de oferecer mais segurança, dispõe e estimula a experiência sensorial do bebê. Para os maiores, o tapete delimita o espaço de brincadeiras. Você pode optar pela esteira de tatame nacional, tapete color 21 ou entre o Quilt bebê sarja peletizada e Quilt bebê lonita, que podem ser usados tanto como cobertor, como tapete.

e que mais num quarto montessoriano?

  • Os brinquedos devem ficar ao alcance das mãos, organizados em prateleiras baixas. Evite acumular muitos brinquedos ou guardá-los em grandes caixas, crie um esquema de rodízio para que a criança possa explorar cada objeto e desenvolver a concentração. Escolha o Cesto Basket, que ajuda a organizar e arrumar qualquer espaço, independente de sua necessidade.
  • Acessórios como almofadas e pufes são aliados para o conforto e segurança da criança. As almofadas Star, Lua, Nuvem e Je t’aime são super fofas e vão dar um toque diferente na decoração, assim como os pufes, Pufe Sharp, Pufe Berlingot, Pufe Piló, Pufe ClicClac Uno e o Cubo Sharp.
  • Um armário baixo, onde possa armazenar poucas opções de roupas para a criança escolher. As roupas devem ser pré-escolhidas em função da estação do ano.
  • As fotos, quadros, desenhos, adesivos de parede e enfeites, devem ser instalados ao nível dos olhos. Assim como livros e revistas devem ser deixados ao alcance da criança.
  • Os espelhos devem estar à altura do olhar, o que é um ótimo estímulo, pois em torno de 6 meses de idade e até uns 2 anos, o bebê entra no famoso “estágio do espelho” até se reconhecer e ganhar identidade própria.
  • Barras na parede, para incentivar a criança a começar a andar sozinha, sem a ajuda de ninguém.

… e não esquecer: tudo com segurança!

Qualquer seja o tipo de quarto que imagina para sua criança, mas em particular num ambiente com elementos ao alcance da criança, a principal preocupação dos pais deve ser com a segurança dos pequenos.
Por isso, algumas precauções devem ser tomadas, tais como: evitar móveis ou outros elementos com quinas. Tomar cuidado com móveis instáveis que possam tombar. Não usar objetos de vidro. Na hora de fixar alguma coisa na parede optar por fita dupla face ao invés de pregos. Não esquecem de esconder e proteger tomadas (existem no mercado tampa tomadas de plástico para tampas os furinhos das tomadas inusitadas).
Para não deixar passar nada, o ideal é se colocar na posição da criança e avaliar os riscos que poderiam permanecer ainda no ambiente.

Compartilhe